Cursos EAD

EM PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO TRAMITANDO NO MEC

A Educação a Distância na Faculdade Regional de Minas Gerais:

O desenvolvimento da EAD na Faculdade Regional de Minas Gerais está pautado nos princípios legais vigentes: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96; o Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta o art. 80 da LDB referente a educação a distância no Brasil; a Portaria Normativa nº 11/2017, que estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância; a Resolução CNE/CES nº 01/2016, que estabelece o novo marco legal da EaD no Brasil:

“Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância”; a Portaria MEC nº 1.134/2016, que versa sobre a inclusão de até 20% de disciplinas EaD nos cursos de graduação; a Resolução CNE/CES nº 1/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, além de legislações correlatas. Conforme Decreto nº 9.057/2017, a educação a distância é definida como:

Art. 1º Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos. 

Dentro dessa perspectiva, observando todos os princípios legais e normativos, associados às diretrizes curriculares dos cursos de graduação, foram elaboradas as propostas e estratégias pedagógicas institucionais e dos cursos de graduação a distância da IES a serem implantados.

Para tanto, buscou-se atender às especificidades da metodologia em EaD, tendo como parâmetro o conjunto de atributos que viabilizem a utilização dos recursos de aprendizagem por parte do aluno, levando-se em consideração os seguintes aspectos:

- currículos atualizados, flexíveis e focados em habilidades e competências;

- qualidade do material didático e da infraestrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);

- facilidade no acesso virtual;

- otimização da distribuição de material impresso;

- metodologias efetivas e ativas de aprendizagem na EaD;

- estratégias que proporcionem situações desafiadoras ao processo de aprendizagem;

- gestão e controle constante;

- avaliação continua da aprendizagem e do processo de ensino e aprendizagem;

- Atenção especial para portadores de necessidades especiais.

No desenvolvimento das estratégias de aprendizagem, foi levado em conta o seu produto final, ou seja, os fins a serem atingidos, com vistas à criação de meios e recursos disponíveis para orientar, informar e conduzir o usuário na interação com o conteúdo e, por conseguinte, com o aprendizado, se valendo, inclusive, de metodologias ativas.

A gestão da EaD pressupõe as seguintes instancias de elaboração e ação dos envolvidos: (A) Desenvolvimento, (B) Avaliação e (C) Revisão. Esse processo forma um mecanismo sistemático e cíclico, se sucedendo e retornando ao início num processo dialético constante, com vistas a constituir e rever sempre a proposta pedagógica de EaD e seus respectivos cursos no âmbito da IES. Engloba também a identificação das necessidades da comunidade, conhecimento do público-alvo e identificação das habilidades e competências gerais e específicas a serem desenvolvidas.

Metodologia da Modalidade a Distância

Conforme disposto no PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional , a Faculdade Regional de Minas Gerais fundamenta sua prática pedagógica nos princípios da pedagogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um eixo metodológico firmemente estabelecido e que prioriza metodologias ativas de ensino e aprendizagem, que supera acentuadamente a pedagogia da transmissão passiva de conhecimentos utilizada nos métodos tradicionais de ensino, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo de atitudes, conhecimentos e habilidades dos estudantes.

Da mesma forma, no âmbito da modalidade a distância, a Faculdade Regional de Minas Gerais utiliza a metodologia de ensino e aprendizagem que considereo sujeito que aprende como centro do processo da aprendizagem, que deve compreender uma concepção de avaliação que não se limite a uma simples aferição de saberes. Deve dispor de uma busca ativa do conhecimento e da aprendizagem e capaz de contemplar todos os objetivos previamente definidos, além de verificar se as competências adquiridas durante a sua formação.

CURSO DE PEDAGOGIA

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Regional de Minas Gerais tem regime de matrícula o semestral seriado, onde o semestre é dividido em dois módulos trimestres de aula iniciadas e finalizados por encontros presenciais, necessários para deliberações administrativas e pedagógicas.

No encontro presencial, os alunos irão se reunir, participar de treinamentos e orientações em relação ao uso do ambiente de aprendizagem, receber formação básica na área de EaD quanto aos aspectos conceituais, legais e logísticos, conhecer materiais de aprendizagem e de normatização do Curso (livro texto, Manual do Aluno, etc.), o que denominamos de Seminário EaD, além de ter contato presencial com a Coordenação, professores tutores e tutores, etc. Cada trimestre ofertará em média três disciplinas. Cada disciplina é dividida em Unidades de Ensino, onde os conteúdos são divididos para facilitar a organização da aprendizagem.

MERCADO DE TRABALHO

O curso de Pedagogia, licenciatura, destina-se à formação de professores para o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

II – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

III – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Principais Áreas de Atuação:

Escolas de educação básica municipais, estaduais e particulares, mediante concurso público, contratos temporários ou carteira de trabalho.

Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs)

Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais. Elaboração de políticas públicas

FORMA DE ACESSO AO CURSO

Os alunos podem ingressar no Curso por meio de cinco formas distintas, a saber:

1. Processo Seletivo

O Processo Seletivo é a principal forma de ingresso na Faculdade para os cursos de graduação. É avaliado o domínio do candidato sobre conteúdos e competências pertinentes ao ensino médio.

Todo candidato que tenha concluído o ensino médio ou equivalente, ou que esteja em processo de conclusão até o início das atividades letivas, pode participar da seleção.

Poderá ser feito também com a Nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme estabelecido pelo MEC.

2. Transferência Externa

A Transferência Externa é indicada para alunos regularmente matriculados, ou com matrícula trancada em outra IES, cujo curso seja devidamente autorizado ou reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Esses candidatos podem solicitar Transferência Externa, em um processo que está condicionado à existência de vagas no curso pretendido. Caso o númerode candidatos seja superior ao número de vagas, o candidato será submetido a um processo seletivo específico.

3. Transferência Interna

A Transferência Interna é indicada para alunos regularmente matriculados, ou com matrícula trancada na própria IES, decorrente de mudança de curso, desde que haja vagas remanescentes.

4. Reaproveitamento de Curso

Candidatos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC podem solicitar Reaproveitamento de Curso.

Esta é uma forma de ingresso em que o candidato portador de diploma de nível superior devidamente reconhecido solicita isenção do Processo Seletivo para ocupar uma vaga nos cursos ofertados pela Faculdade. Este processo está condicionado a existência de vaga no curso pretendido. Caso o número de vagas seja inferior ao número de candidatos será realizado um processo seletivo específico.

5. PROUNI

Uma outra forma de acesso seria por meio do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) do Governo Federal, que possibilita o ingresso de alunos de baixa renda nas Faculdades particulares e comunitárias credenciadas pelo Ministério da Educação com bolsas integrais ou parciais. Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando a última série e atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, quais sejam:

Ter cursado as três séries do Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede particular.

Renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme estabelecido pelo MEC.

DOS REQUISITOS DE ACESSO

Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:

Comprovante de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, expedido por Estabelecimento devidamente autorizado.

Cédula de Identidade (fotocópia);

C.P.F. (fotocópia);

Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (fotocópia autenticada e/ou original para conferência e autenticação);

2 (duas) fotografias 3 x 4 (recentes);

Título de eleitor e comprovante de voto na última eleição;

Documento militar para o sexo masculino, entre 18 e 45 anos apresentação;

As inscrições e as matrículas serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Faculdade e com os termos regimentais.

Isso vai fechar em 0 segundos

error: